segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

O planejamento, capacitação e formação de professores para uso das mídias na Escola Estadual Ana Libória

RESUMO:

COSTA, Afonso Queiroz. O planejamento, capacitação e formação de professores para uso das mídias na Escola Estadual Ana Libória. Boa Vista, Roraima, Brasil, 2010. p. 39, TCC de Especialização – Departamento em Educação, Pontifícia Católica do Rio de Janeiro.


Este trabalho tem por objetivo diagnosticar a situação atual das práticas de formação, capacitação e planejamento do corpo docente da Escola Estadual Ana Libória, quanto à utilização efetiva de novas tecnologias no desenvolvimento das aulas, visando à facilitação da compreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula. A pesquisa foi realizada através de questionários, de abordagem qualitativa, procurando descrever a dinâmica de sua construção objetiva e subjetiva e, aplicando assim, a análise dos dados. Os professores entrevistados são, em sua grande maioria, veteranos e do sexo feminino. Estes planejam suas aulas no computador e tem acesso à internet tanto na escola quanto em casa. Os recursos tecnológicos usados com freqüência são: Televisão, data show, TV pendrive (uma espécie de TV com porta USB), DVD, microcomputador conectado à internet, os mapas (geográficos, históricos, políticos e biológicos) os moldes (manequim biológico). Estes instrumentos contribuem para a valorização e mediação da aprendizagem na escola. As salas ambientes usadas com freqüência são: TV escola, laboratórios de informática e de ciências, sala de multimídia e auditório. Os professores desenvolvem projetos pedagógicos e científicos com a participação dos alunos. O planejamento das atividades escolares é constante, simples e com fins imediatos, sem uma proposta mais ampla que pudessem contemplar os objetivos de um trabalho multidisciplinar. A Secretaria Estadual de Educação tem um papel importante, porém não tem investido na formação e capacitação dos docentes, e isso traz conseqüências políticas, pedagógicas e sociais para o desenvolvimento social e cultural do Estado. Mesmo assim, a gestão e a coordenação pedagógicas incentivam a formação e a capacitação de professores.

Palavras-chave: capacitação de docente, professor, formação, capacitação, recursos educacionais e tecnologias.

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