Elaborar projetos é uma construção do próprio do ser humano, que busca uma nova situação para satisfazer seus sonhos, suas ideais ou responder às suas indagações no sentido de melhor a sua vida. Para Machado (2000), “o projeto é uma representação do futuro, do fazer um amanhã concreto e transformar ideias em atos".
O meu projeto pessoal no dia-a-dia procura estabelecer metas, objetivos, dentro de um contexto de vida social, cultural e pessoal. Nesse projeto, as intenções e as necessidades diárias devem seguir e responder as indagações e sentimentos presentes.
Já o meu projeto pedagógico é fazer com que os meus alunos entendam e sintam a necessidade de vencer, sendo um eterno vencedor. Vencer na vida é derrubar as barreiras. Essas barreiras são meios que impedem os alunos de superar os desafios de uma sociedade injusta e elitista. Elas são tantas e com uma magnitude tão profunda que, em muitas vezes, nos professores em vez de ajudar o aluno a superar essas barreiras (sociais e culturais de uma sociedade injusta) servimos de empecilhos criando normas e regras, em nome de um conhecimento científico elitizado. Ensinar é: quebrar barreiras; reconhecer os seus próprios erros; reestruturar sua vida e vencer.
Portanto, o projeto pessoal busca satisfazer as necessidades diárias, ao médio e longo prazo, já os projetos pedagógicos buscam agir por iniciativas dos professores sendo eles próprios, provisórios ou com dúvidas temporárias dos aprendizes, vinculando aos seus saberes prévios e dos pedagógicos. Os saberes pedagógicos desenvolvem os aspectos dos talentos necessários para a formação dos cidadãos. Os alunos precisam estabelecer relações entre as informações e gerar conhecimentos próprios.
REFERÊNCIA:
MACHADO, N.J. Educação: projetos e valores. São Paulo: Escrituras, 2000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário